Principais Características:
Tipo prioritário de uso: de mesa, sem sementes e com sabor marcante
Características Biológicas: Vigor: Elevado. Ciclo: intermediário
Características Morfológicas: Sua planta é vigorosa, apresentando cachos grandes, de coloração que vai do vermelho ao vinho escuro. Aliás, quanto mais escura a casca, mais madura e doce está a uva, que mesmo estando muito madura não perde as qualidades. Assim, com todas essas qualidades e por ser uma fruta de mesa, a crimson é encontrada em mercados e feiras por todo o país.
Região de adaptação: Ainda em 1996, a Embrapa Uva e Vinho deu início ao trabalho de melhoramento genético em uvas, visando desenvolver cultivares sem sementes adaptadas ao clima tropical, com foco justamente na região do Vale do São Francisco. Aliás, essas é a maior região produtora de uvas de mesa do Brasil.
Outras informações: Dentre os benefícios da uva Crimson podemos destacar:
- facilidade de consumo;
- apresenta benefícios para a saúde, sendo ricas em potássio, fibras, vitaminas A e C;
- também ajudam a manter em dia a saúde do coração. Dessa forma, cerca de 100 gramas da fruta por dia podem ajudar o organismo, atuando como antioxidantes;
- ajuda a diminuir a ocorrência de Alzheimer.
Ano de lançamento da tecnologia: 1996
Origem:
Para garantir a qualidade das uvas como a Crimson, uma boa opção são mudas enxertadas. Para enxertar é preciso retirar pedaços de ramos de planta já adulta e colocar no solo.
Esses ramos vão originar uma nova muda, que vai receber o enxerto. No ramo que se desenvolveu é então fixado um pedaço da planta que se deseja multiplicar. Essa muda deve conter boa carga genética.
Assim, é possível multiplicar as mudas garantindo a qualidade das frutas, tanto as uvas sem semente quanto as mais tradicionais com semente.
O processo de enxertia é muito eficaz. Isso porque, se originada através de sementes, a planta não guarda as mesmas características da planta mãe. Assim, corre o risco de ser menos produtiva ou de qualidade inferior.
Fonte: Embrapa.